fbpx

Para a criação de um projeto de casa é necessário contratar um arquiteto, um engenheiro ou preciso dos dois. Veja o que faz cada um deles e entenda qual deles contratar

Construir uma casa não é uma tarefa simples e muita gente sabe disso melhor do que ninguém, pois quem já construiu conhece bem os desafios de colocar uma casa de pé. Mas tudo isso pode ser minimizado se você fizer um bom projeto e seguir o que manda o bom senso. Quando falamos em projeto logo pensamos no engenheiro ou no arquiteto que são profissionais preparados para ajudar no planejamento da sua construção.

Qual devo contratar: engenheiro civil ou o arquiteto

Antes de responder é preciso entender que embora trabalhem na mesma área, são profissionais um pouco diferentes, pois enquanto o engenheiro se ocupa mais da parte estrutural do projeto, o arquiteto se volta mais para o planejamento do espaço, das formas e nas funcionalidades da futura casa. Um arquiteto que projetou minha casa definiu a arquitetura como o uso do bom sendo aliado ao bom gosto.

Entendido esta primeira parte podemos afirmar que o melhor caminho seria contratar um arquiteto, já que é necessário pensar em diversas coisas como:

  • Melhor aproveitamento possível do terreno
  • Distribuição correta dos cômodos da casa
  • Ventilação e iluminação. Este item é importantíssimo e deve ser levado muito a sério, pois negligenciar isso poderá trazer problemas para o imóvel.
  • Funcionalidade da casa. Sabe aquela coisa de você abrir uma porta e dar de cara com uma parede ou aqueles corredores enormes? Ou ainda a porta do quarto na cozinha? Houve um caso de uma casa que vi certa ocasião que ela mais parecia um labirinto e inclusive você conseguia fazer um loop dentro da casa, ou seja, um quarto que ligava o outro, que ligava o outro e que ligava ao primeiro.
  • Entre outras coisas que é preciso planejar e pensar bem antes de iniciar a construção e neste caso o arquiteto é a pessoa certa para ajudar nisso.

E o engenheiro?

Quer dizer então que não preciso de engenheiro? Negativo, o cálculo estrutural da casa, por exemplo, tem de ser feito pelo engenheiro e ele será responsável perante a prefeitura pela obra. Então mesmo que o arquiteto faça o projeto arquitetônico é necessário também o engenheiro. Alias, dependendo do caso é necessário outros profissionais para ajudar no projeto, como o engenheiro elétrico, engenheiro hidráulico, entre outros.

Normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e você não precisa fazer a contratação separada, ou seja, o próprio arquiteto encaminha para os profissionais responsáveis.

Fonte: casadicas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *